O cinegrafista da Band foi atingido por um projétil ou por um rojão de vara?

Tatiane Garcia / Fotos e vídeo: Divulgação

Desde que fiquei sabendo da notícia do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade foi atingido por uma bomba e logo após a sua morte, vi rodar na internet e televisão todos os tipos de notícias sobre o caso. Na maioria delas só pude perceber manipulação tanto pelo lado da mídia jornalística, quando por lado dos protestantes. Não sou de causar polêmica e nem é minha intenção escrevendo este desabafo. Porém pelo lado da mídia e de muitos protestantes leio que a polícia lançou uma bomba de efeito moral contra o cinegrafista e pelo lado da polícia e de alguns que estavam no momento dizem que foi um rojão de vara lançado pelos protestantes. Mas qual versão é a verdadeira? O que realmente foi lançado? Uma bomba de efeito moral, ou um rojão de vara? Foi a polícia ou foi algum integrante da manifestação?

Analisando muitas fotos e vídeos, principalmente todos os tipos de notícias vinculadas ao assunto, eu notei uma coisa, além da manipulação que está ocorrendo por trás de todas as notícias, esta um jogo de empurra-empurra de quem realmente é o culpado. Por quê? Vamos aos fatos. Há três anos ajudo meu tio nas vendas de final de ano de fogos de artifício. Para isso precisei fazer curso de brigada de incêndio, estudar sobre os fogos, assistir vídeos dos produtos disponíveis no mercado para saber oferecer ao cliente. Com isso, quaisquer rojões que soltam perto de mim, conseguem dizer qual é e o seu efeito, distância que chega e polegada da bomba. Entretanto, posso afirmar que o dito “projétil” que a “polícia” disparou contra o cinegrafista, que vejo sendo veiculado em todos os jornais, na verdade é um Rojão de Vara.

O que é um Rojão de Vara?

Rojão de Vara é uma bomba equivalente a 2 polegadas, que chega aproximadamente 50 metros no céu. Seu efeito parece uma chuva no céu, disponível em diversas cores. O que direciona a o rojão no céu é a vara que vem junto do rojão, sem ela, ele pode explodir em qualquer lugar, machucando quem estiver perto, como aconteceu com Santiago.

Rojão de Vara

Rojão de Vara

Bomba de Efeito Moral:

Nunca tinha visto uma bomba de efeito moral, só conhecia seu efeito por ter participado de uma manifestação em Campinas/SP, por isso não sou a pessoa ideal para falar a respeito dela ou sobre seu efeito real, as com a polêmica gerada em cima da bendita.

26032013reintegracaoitaquera0273

Qual conclusão obtive ao fazer uma análise das fotos e vídeos?

Não sou a pessoa mais entendida de fogos de artifícios, afinal, trabalho com isso somente no final do ano, mas como já disse, tenho que entender o mínimo para repassar as informações para o cliente. A professora Andréa pediu que eu fizesse uma análise, diferenciando um Rojão de Vara com o possível “projétil” que estão falando por ai. E cheguei a seguinte conclusão, impossível terem manipulado um “projétil” semelhante a uma bomba de efeito moral, as fotos que vi na internet deixam isso claro. Primeiro que o efeito de uma bomba de efeito moral é completamente diferente de um Rojão de Vara, segundo vendo os vídeos do momento da explosão e comparando com a explosão de um rojão de vara, pude notar como realmente é um rojão de vara. O problema é que tiraram a vara do rojão e acenderam ele no chão, por isso ele seguiu uma direção reta e foi subindo e atingiu a cabeça de Santiago. Lembrando que o que dá a direção do rojão é a vara e ela deve ficar solta para poder subir, sem a vara o Rojão de Vara seguiu a direção que estava “disponível”. Como sei disso? Os vídeos dizem por sim só, esse é o vídeo do efeito de um rojão de vara.

E esse éo vídeo do momento em que Santiago foi atingindo:

Puderam notar alguma semelhança entre o efeito de um rojão de vara e o momento em que o cinegrafista foi atingido? Agora analisem a foto que estão divulgando na internet como sendo um “projétil” da polícia:

Momento em que Santiago foi atingido.

Momento em que Santiago foi atingido.

 

Agora me digam depois de todas as fotos que publiquei aqui, de bomba de efeito moral e rojão de vara é realmente um “projétil” ou “bomba de efeito moral” como muitos dizem ou é um rojão de vara, deixo agora que cada um tire sua própria conclusão, mas antes deixo o meu desabafo. Vivemos numa época de manipulação constante da mídia, numa época onde ditos “manifestantes” usam de qualquer argumento para contrariar o governo como forma de fazer guerra. A sociedade é alienada e corrompida o governo é praticamente ditatorial e corrupto, porém não podemos esquecer que fomos nós no dia da eleição que os colocamos lá. A mudança não parte somente do governo, mas parte de cada um querer fazer diferente.

De maneira alguma venho aqui defender a polícia, pelo contrário, sou jornalista estudei para checar, checar e checar quantas vezes forem necessárias às informações e, as informações que estão sendo divulgadas por ai estão completamente erradas. Então pessoal, antes de criticar, apontar culpado, de emitirem uma opinião a respeito. Se informem, pesquisem não deixam ser manipulados e tenham a certeza do que estão falando, para não falarem besteira. Eu fiz minha parte, passei um pouco do conhecimento que tenho a respeito de fogos aqui, agora falta cada um também fazer a sua parte.

Abaixo os links utilizados para novas análises se desejarem.

Bomba efeito moral: http://migre.me/hPGeA

Rojão de Vara: http://migre.me/hPGh9

Possível projétil: http://migre.me/hPGma

Efeito rojão de vara: http://migre.me/hPGoO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s