Manifestação em Campinas/SP acaba em confusão

O futuro da Nação

O futuro da Nação

 

Tatiane Garcia

Na última quinta-feira, 20 de junho, o protesto que teve como estopim o aumento da passagem de ônibus em várias cidades brasileiras chega a Campinas interior de São Paulo.

Marcado para iniciar às 17h, no Largo do Rosário, os manifestantes foram se organizando a partir das 15h com seus cartazes, alguns escrevendo no momento em que chegavam e conversavam sobre os assuntos a serem abordados na manifestação. Através do facebook o meio de comunicação mais utilizado nos últimos tempos, foi confirmado 70 mil pessoas.

De início pacífico e com tantas pessoas que deu orgulho fazer parte do ato. Ali foi possível ver crianças, jovens, adultos e acredite se quiser até Idosos. Todos lutando pela mesma razão.

Motivados pelo aumento da passagem, a manifestação ganhou proporções de tudo aquilo que nós brasileiros não queremos mais em nossa Nação como impunidade, corrupção, muitas vantagens para políticos e pouca vantagem para a população.

Além da diversidade de pessoas presentes no protesto, também estavam o DCE Unicamp, que a todo o momento orientava quem os seguia, Bateria Unicamp, Bateria PUCCAMP, assim como grupos de várias Universidades da cidade. Todos cantavam o Hino Nacional, Vamos para Rua e até Eu sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor.

A maioria carregava cartazes dizendo tira o dinheiro dos políticos e da corrupção que não precisa mexer em nenhuma outra conta do cidadão, Acorda Brasil entre outros.

Ninguém sabe o porquê, mas celular não funcionava, internet não funcionava, era impossível à comunicação com outros manifestantes que estavam presentes e queriam se encontrar. SMS chegava atrasada, ligação sempre dava rede ocupada.

Nunca vi a Avenida Anchieta tão cheia e todas as ruas que a cortam estavam lotadas. A manifestação acontecia pacificamente, só se via de vez em quando, um ou outro acedendo sinalizadores ou fogos de artifício.

Confusão

Por volta das 18h20, ouvíamos muitas bombas serem jogadas e o pessoal que estava próximo à prefeitura correr, desceu duas ambulâncias no meio dos manifestantes. Quem não estava na frente da Prefeitura, não sabia o que estava acontecendo, só víamos gente correndo e gritando, os ativistas da Unicamp, sempre pediam para que ficássemos abaixados, pois assim a polícia não nos atingiria, mas nem isso impediu que a Tropa de Choque começasse a jogar bombas de efeito moral para dispersar a população.

Os olhos ardiam, o nariz e garganta também, todo mundo corria e só se escutava, corre, corre, bomba. Era gente passando mal, desmaiando, gente pedindo médico e a Tropa de Choque vindo atrás.

Se não fosse por poucos que usam os protestos como artifício para fazer bagunça, tudo teria seguindo conforme planejado até a Avenida Norte Sul. Ao que se lê nos veículos de comunicação da cidade, tudo começou com um pequeno grupo tentando invadir a prefeitura e por isso o prefeito Jonas Donizette, pediu ajuda a Tropa de Choque.

Lojas foram depredadas, os pontos de ônibus da Avenida Anchieta quebrados, e nem banco escapou. O que para muitos e a maioria que estavam ali presentes, era uma forma, de mostrar que o #opovoacordou, era algo lindo de se ver. Mas acabou feio, com pessoas feridas e a cidade destruída por causa de vândalos, sim são vândalos, querendo achar que são os donos do Mundo.

Eu nunca achei que a minha geração fosse ver o povo unido na rua lutando pelo mesmo ideal, tentar mudar o Brasil. Parabéns a todos os presentes, por lutarem pela causa. Para os demais, que fizeram bagunça, sinto vergonha de vocês e dos atos. E muito obrigada por fazer com que acabasse dessa forma.

Avenida Anchieta

Avenida Moraes Sales

Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor.

Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor.

Texto e  Fotos  Tatiane Garcia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s