Namorados

Um amor puro!

Um amor puro!

Liliene Santana e Tatiane Garcia

O dia dos namorados comemorado nacionalmente no dia 12 de junho tem sua origem a partir do Dia de São Valentim nos EUA, onde são trocados presentes entre casais apaixonados, namorados, filhos e pais ou entre pessoas que se amam.

 São Valentim era bispo da igreja católica pregava sobre amor e matrimônio e foi proibido de realizar casamentos pelo Imperador Claudis II, porém ele desrespeitou a lei e continuou a fazer as celebrações secretamente, foi preso e condenado à morte em 14 de fevereiro, onde vários países do mundo celebram o dia de São Valentim ou Valantane’s Day.

 Já no Brasil, o comerciante João Dória trouxe a ideia para os demais comércios paulistanos. Coincidindo aproximadamente com uma data importante para os católicos o dia de Santo Antônio.

 Em 13 de junho de 1232 após sua morte o frei português Fernando Bulhões (Santo Antônio) foi canonizado,  ele fazia pregações de amor e casamento e ficou conhecido como o “santo casamenteiro”.

 Deixando as emoções de lado e fugindo desse romantismo que muitas vezes se torna apenas comercial, a equipe do Nós, Pessoas Comuns procurou a psicóloga Dra. Sophia Rodovalho Rodrigues, para uma pequena análise dos romances dos dias atuais!

 Conversamos também, com Adauto Foltran, 31, Engenheiro Sanitarista e Ambiental e com a Patrícia Sabino, 28, Auxiliar Administrativo. Para ter uma ideia do que homens e mulheres buscam em uma relação*.

 *Lembrando que as opiniões dos entrevistados não generalizam a todos os leitores.

 NPC Notícias: Qual o significado de namoro hoje em dia?

Dra. Sophia: Hoje em dia os namoros estão mais descompromissados, mais desregrados, as pessoas, em geral, não estão muito preocupadas com o outro, mas sim consigo mesmas, o que tem contribuído para o aumento das crises de relacionamento.

NPC Notícias: Sabemos que os relacionamentos da atualidade mudaram completamente, mulheres conquistaram sua liberdade e independência e os homens ficaram mais retraídos. Dessa forma, como é considerado um relacionamento ideal hoje?

Dra. Sophia: Não existe modelo ideal de relacionamento, uma vez que os mesmos são formados por pessoas diferentes, com histórias de vida diferentes, convivendo, se conhecendo e se integrando. O mais importante em um relacionamento é a disposição em se dar bem, em se entender, em trocar experiências. O casal deve investir em respeito, diálogo, companheirismo.

NPC Notícias: Qual o item mais importante entre casal para ter uma relação estabilizada e saudável?

Dra. Sophia: O importante para o casal é procurar crescer juntos, se dar bem, conversarem e dialogarem. Relações embasadas em respeito e diálogo são mais tranquilas, as pessoas conseguem se entender.

NPC Notícias: Com o advento das redes sociais é comum ver muitas casais publicando em seus perfis demonstrações públicas de afetos, tais como fotos que deveriam ser pessoais, comentários sobre o relacionamento e até mesmo muitos “eu te amo” ao longo do dia. Você acredita que com isso muitos casais tentam se auto afirmar na rede social e que até mesmo alguns vivem da aparência que a rede social dá, dando a impressão que sempre esta tudo muito bem e que nunca há altos e baixos?

Dra. Sophia: Em geral, com essa modernização e com as redes sociais em ascensão constante as pessoas tendem a se expor mais. Deve se ter em mente que os relacionamentos são privados, são apenas do casal e tanto alegria como crises devem ser resolvidas por eles mesmos, em particular.

NPC Notícias: Chega uma etapa da vida que mulheres (30) e homens (40) entram em crise total por estarem solteiro, mas não consegue manter-se em uma relação de compromisso. Podemos afirmar que essa é a pior idade para se encontrar a pessoa certa?

Dra. Sophia: Normalmente essa idade coincide com a estabilidade profissional e financeira e é o tempo que as pessoas começam a sentir falta de um relacionamento. Mas não se pode afirmar que elas não conseguem se manter em relacionamento, essa afirmação é complicada.

 A partir das conclusões da psicóloga Dra. Sophia Rodovalho Rodrigues é possível assimilar como são os relacionamentos na atualidade, por isso é importante fazer um parâmetro entre  O que querem as mulheres?

Para Patrícia Sabino é essencial, “um homem inteligente, companheiro, que queira um compromisso e com objetivo de casar”.

Mas e os homens o que eles esperam de um relacionamento duradouro?

“Uma mulher, inteligente, companheira, que tenha paciência comigo, e que tenha uma estabilidade financeira, não rica, mas um bom trabalho”, diz Adauto.

One thought on “Namorados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s